Uma tarde no zoo

Para não dizerem que eu só faço programas de porraloquice, resolvi postar sobre minha visita ao Zoológico do Rio, em São Cristóvão. Obviamente, eu não iria em um zoológico sozinho ou por conta própria – fui levar a minha sobrinha de um ano e meio para ver os passarinhos, macaquinhos, girafas e elefantes. Mas, como todo bom adulto que vai levar crianças ao zoológico, me diverti mais do que ela.

Aves são ponto alto da programação

Para início de conversa o preço da entrada é bem em conta: R$ 6 para o público em geral e R$ 3 para menores de 12 anos, professores da rede pública, estudantes em geral. Para quem vai de carro, tem dois estacionamentos na Quinta da Boa Vista – custando R$ 6 e R$ 8. Lá dentro os lanches também não são caros. Um picolé, minha única consumação, custou R 1,50, por exemplo. (Só não aconselho ninguém a comprar o de goiaba; tem mais caroços do que uma goiaba in natura).

Elefante é o que mais desperta a atenção da criançada

Lá dentro, como era de se esperar, é uma criançada danada. Se você não tem paciência com crianças, é melhor ficar em casa mesmo.

É impressionante ver a cobra comendo um rato inteiro, mesmo sabendo que elas fazem isso mesmo

A quantidade e variedade de animais é surpreendente. Começamos com uma infinidade de pássaros – de araras a pingüins. Depois, serpentes e tartarugas. Seguimos por jacarés, hipopótamos, mais aves, leão, elefante e todo tipo de bicho. O que chamou mais a atenção do público foi o pessoal do zoo alimentando as cobras. Um rato morto é jogado perto do animal e ele o devora inteiro. (Tá, gente, eu já sabia que cobra faz isso, só nunca tinha visto!)

Ao final do passeio, já do lado de fora, tem mais dois passeios legais. O primeiro é uma passarela caminhamos sobre animais que ficam soltos em uma área reservada. Emas, capivaras e mais tartarugas (ou seriam jabutis?) caminham livremente – “encarcerados” ficam os humanos.

Girafa também é sucesso entre a garotada

Saindo da passarela, podemos conhecer o aquário do zoo – com Pacu, Piranha e alguns outros animais de duplo sentido. Vale mais pelas piadas do tipo “olha sua mãe alí” do que pela observação dos peixes propriamente dita.

Ao final, caminhamos em uma passarela sobre uma reserva criada para os animais

Ao fim do dia você está exausto e com as pernas doloridas de tanto andar. Se você estiver com um dinheirinho a mais no bolso, vale muito a pena parar no Restaurante Quinta da Boa Vista para almoçar. Mas isso fica para uma próxima postagem…

Sobre Danilo Motta

Sou jornalista das editorias Digital & Tal e Mídias Sociais do jornal O Dia e mestrado em Literatura Brasileira pela UFF. Nas horas vagas, saio, bebo, me divirto e sento na frente do PC para contar a para todos o que há de bom na cidade. No Twitter: @diretodaredacao.
Esta entrada foi publicada em Saia da Rotina com as etiquetas , , , . ligação permanente.

5 respostas a Uma tarde no zoo

  1. Pingback: Para comer depois dos bichos | Saia de Casa

  2. JH Lobo diz:

    gostei mt do post do zoologico.
    eu fui levar uma criança pra ir ao zoológico, porém a fila estava imensa, então buscamos um caminho alternativo, pegamos o caminho ecológico, passamos por uma passarela por cima de areas reservadas aos animais, ao final do caminho existe um aquário e logo na parte alta do parque tem o museu.
    Quinta da Boa Vista é um bom programa pra família por ter varias opções lazer…sem contar o mais radical de todos que é descer aqueles morros gramadinhos surfando em papelão….

    • Todo mundo tem boas lembranças (seguidas, não raro, de um joelho ralado) daquele gramadão! O mais engraçado é o pessoal jogando bola ali, como se fosse o terreno mais plano do mundo!
      Eu achei a fachada do museu muito deteriodada, podiam dar uma reformada naquilo lá…

  3. Adorei o post sobre o zoológico!! A última vez que eu fui, era bem pequena! Queria ir de novo, mas não tenho nenhuma criança pra levar como desculpa! hehe

    • Ah! Faz de conta que você ainda é criança e vai de novo sozinha, hehehe
      Ou então chama algum amigo de outro estado e diz algo do tipo: “olha, vou te levar num lugar bem legal, que vc TEM QUE conhecer”, rs. Às vezes cola…

Deixe um comentário